Curso de Apicultura Básica promove a formação de novos apicultores e impulsiona produção de mel em Ariranha do Ivaí

27 de Fevereiro de 2023

Curso abrange aulas teóricas e práticas

Teve início na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, na biblioteca municipal de Ariranha do Ivaí, o curso de Apicultura Básica, uma iniciativa do sindicato rural de Ivaiporã, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e que é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Agricultura. O curso objetiva oferecer o conhecimento básico necessário para que o participantes possam Implantar um apiário em sua propriedade e se prepararem para a criação racional e a obtenção dos produtos das abelhas. Ao todo o curso tem uma carga horária de 32 horas, divididas em quatro aulas, teóricas e práticas. Após a conclusão os participantes receberão um certificado de conclusão. O instrutor do SENAR, Claudio Manoel Livramento, está encarregado de ministrar as aulas.

Hoje os participantes foram apresentados ao histórico da apicultura, anatomia e fisiologia das abelhas, equipamentos e ferramentas necessários para a atividade, tipos de colméia e como manuseá-las, entre outros tópicos fundamentais. Entre os 9 participantes, está Laury Dall Pra, aposentado e proprietário de uma empresa de entregas, que disse ter se inscrito no curso para adquirir conhecimentos e, futuramente, comercializar mel e seus derivados. "Minha esposa já havia feito um curso de apicultura online, e então, ao me deparar com a oportunidade oferecida pela Prefeitura de Ariranha do Ivaí resolvi me inscrever para o curso. Eu acredito que nosso conhecimento agregado sobre apicultura pode se transformar em é uma ótima atividade para complementar nossa renda", afirmou Laury, que é proprietário de um sitio no Jardim da Curva.

Outro participante, Amilton Dias, de 48 anos, morador do Riozinho, já trabalhou com extração de mel e pólen e transporte de abelhas no estado de São Paulo. Ele destacou a importância do curso para adquirir o certificado e poder comercializar os próprios produtos. "Eu já tenho alguma experiência, mas é sempre bom aprimorar os conhecimentos. Com o certificado do curso, poderei vender o meu próprio mel, o que é muito importante para mim", afirmou Amilton.

A apicultura é uma atividade que, além de gerar renda para os produtores, tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na polinização de plantas. As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 80% das plantas utilizadas na alimentação humana. Além disso, a produção de mel e outros produtos derivados das abelhas é uma fonte de renda para muitas famílias que vivem em áreas rurais. Por isso, o curso de apicultura em Ariranha do Ivaí é uma iniciativa importante para fomentar essa atividade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.