Na manhã desta semana, a APAE de Ariranha do Ivaí recebeu o segundo encontro entre participantes da terceira idade e alunos da instituição, dando continuidade ao Projeto de Intervenção da UNAPI, desenvolvido como parte do trabalho de conclusão de curso, com foco no ODS 4 – Educação Inclusiva.
A atividade teve como objetivo fortalecer a convivência entre diferentes gerações, proporcionando momentos de interação, diálogo e aprendizado mútuo. Durante o encontro, os participantes da terceira idade puderam conhecer de perto as atividades realizadas pelos alunos da APAE, acompanhar as dinâmicas desenvolvidas em sala de aula e compartilhar experiências em um ambiente de acolhimento e respeito.
A ação possibilitou uma importante aproximação entre a comunidade e a instituição, valorizando as histórias, conhecimentos e vivências dos participantes, ao mesmo tempo em que destacou as potencialidades dos estudantes atendidos pela APAE.
O momento reforçou a importância da educação inclusiva e da construção de espaços que promovam a participação social, o respeito às diferenças e a valorização de cada indivíduo, independentemente de suas características ou condições.
O Projeto de Intervenção conta com o suporte técnico de Solange Maia e busca unir conhecimento acadêmico e prática comunitária, promovendo ações que contribuam para o fortalecimento dos vínculos sociais e para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A Prefeitura de Ariranha do Ivaí destaca a relevância de iniciativas como esta, que aproximam a comunidade, incentivam a inclusão e proporcionam novas oportunidades de convivência, aprendizado e transformação social.