Acessibilidade

Acessibilidade

Estrutura do Site

Estrutura do Site

X

COVID-19

Aguarde, carregando...

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade

Nossa Cidade

Nossa Cidade

Município

História

  De 1940-1960, o primeiro nome era Arroio Bonito da Fazenda Ubá. Após a colonização, a companhia Ubá destinou-se uma área reservada para loteamento urbano, que recebeu o nome de Ariranha.
Acredita-se por estar próximo ao Ribeirão Ariranha, ribeirão este que era hábitat natural do animal de pequeno porte existente em grande quantidade em suas margens e leito.
  Os imigrantes, primeiros habitantes, eram na sua maioria da religião católica. A capela existente no Arroio Bonito foi transferido posteriormente para o povoado, tinha o nome de capela de Nossa Senhora do Rosário. Continuou com esse nome na criação do distrito judiciário de Ariranha, e em 1967, e, posteriormente a criação e instalação da paróquia Nossa Senhora do Rosário. Com a emancipação do município de Ariranha do Ivaí, e através de lei municipal, a santa padroeira do município ficou sendo Nossa Senhora do Rosário, cuja a data é celebrada no dia 7 de outubro

Formação Administrativa

  Distrito criado com a denominação de Ariranha, pela lei estadual nº 5671, de 18-10-1967, subordinado ao município de Ivaiporã. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Ariranha, figura no município de Ivaiporã. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. Elevado à categoria de município com a denominação de Ariranha do Ivaí, pela lei estadual nº 11257, de 21-12-1995, desmembrado de Ivaiporã. Sede no atual distrito de Ariranha do Ivaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Ariranha para Ariranha do Ivaí, alterado pela lei estadual nº 11257, de 21-12-1995.

Direita Esquerda
prefeito-2021

Prefeito

Nome: Thiago Epifanio da Silva

Partido: PSC (Partido Social Cristão)

Gestão: 2021/2024

vice-prefeito-2021

Vice-Prefeito

Nome: Sebastião Derneis

Partido: PSC (Partido Social Cristão)

Gestão: 2021/2024

Brasão

Hino municipal

Ariranha do Ivai, salve, salve Terra querida abençoada por Deus Encantados todos nós te amamos Orgulho e honra dos filhos teus Formosa e bela em ti acreditamos Imigrantes felizes a vencer Irmanados na justiça professamos Ariranhenses do Ivai queremos ser.

Ariranha do Ivai, tua bandeira. Esperança pra sempre nos dará Desfraldando, majestosa, altaneira. Todos nós a reverenciar... Pelos vales correm rios e cachoeiras Solo fértil sempre a irrigar Tantos frutos, quanta fartura. Estrela nova do nosso Paraná.

Ariranha a tua independência Conseqüência da luta sem par Agradecemos a Deus onipotente Sempre presente a nos abençoar Plantações cobrindo suas terras Do trabalho vem os frutos sustentar Ariranha do Ivai, hospitaleira. Berço amigo, rincão do Paraná.

Ariranha do Ivai, tua bandeira. Esperança pra sempre nos dará Desfraldando, majestosa, altaneira. Todos nós a reverenciar... Pelos vales correm rios e cachoeiras Solo fértil sempre a irrigar Tantos frutos, quanta fartura. Estrela nova do nosso Paraná

Atualizado em 26/04/2024