Acessibilidade

Acessibilidade

Estrutura do Site

Estrutura do Site

X

COVID-19

Aguarde, carregando...

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade

Notícia

Notícia

Município

Qualifica Paraná 2025 forma 32 alunos em Ariranha do Ivaí com cursos gratuitos de informática e manutenção de computadores


19 de Maio de 2025

A Prefeitura de Ariranha do Ivaí, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), concluiu com sucesso mais uma etapa do programa Qualifica Paraná 2025. Entre os dias 3 de abril e 16 de maio, 32 alunos participaram dos cursos gratuitos de "Informática para o Mercado de Trabalho" e "Instalação e Manutenção de Computadores", totalizando 96 horas de capacitação profissional. As aulas foram realizadas na unidade móvel do Senai, conhecida como "Carreta do Conhecimento", estacionada em frente à Praça Osmar Rodrigues.

O programa Qualifica Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, implementada pela Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR), que contratou o Senai/PR para fornecer capacitações presenciais por meio de unidades móveis. Os cursos são voltados para quem deseja desenvolver habilidades técnicas e se preparar para o mercado de trabalho, com foco em áreas ligadas à indústria.

O professor Jeferson Cardoso dos Santos, com 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e há cerca de seis meses atuando como instrutor do Senai, foi o responsável por ministrar as aulas. Ele destacou o empenho dos alunos e a evolução significativa durante o curso.

No período da tarde, os 16 alunos da turma de "Informática para o Mercado de Trabalho" iniciaram com pouca ou nenhuma experiência em programas essenciais como Word, PowerPoint e Excel. “Ao longo das aulas, os alunos foram introduzidos aos fundamentos da informática, edição de textos, criação de apresentações avançadas e elaboração de planilhas com gráficos e relatórios” comentou Jeferson.

Já no período da noite, os 16 participantes do curso de "Instalação e Manutenção de Computadores" aprenderam desde os conceitos básicos até a montagem e desmontagem de computadores, identificação de peças e periféricos, e instalação de sistemas operacionais. Cada aluno teve a oportunidade de praticar individualmente, culminando em uma avaliação prática na qual todos obtiveram êxito.

Últimas Notícias

Atualizado em 30/05/2025