Ariranha do Ivaí Unida Contra a Dengue: Dia D Mobiliza Cidadãos na Prevenção de Epidemias

12 de Março de 2024

Nesta terça-feira, 12 de março, a Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o Dia D de Combate à Dengue. A iniciativa, que contou com a participação ativa de mais de 10 agentes de saúde, teve como objetivo principal intensificar as ações de prevenção e conscientização no combate à dengue, chikungunya e zika vírus no município.

A ação percorreu as ruas da cidade, realizando tanto a limpeza de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti quanto o diálogo direto com os cidadãos. O secretário de saúde, Tião, ressaltou a importância da colaboração de todos os moradores: "É uma força-tarefa que depende de cada um. Além da atuação do poder público, precisamos da conscientização e colaboração de cada morador, tanto nas próprias residências como no trabalho."

Além das ações locais, o combate à dengue também recebeu reforço do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que lançou essa semana uma nova campanha com dicas simples, mas fundamentais para prevenir a proliferação do mosquito transmissor. Entre as medidas destacadas estão:

• Manter a caixa-d’água fechada e limpa.

• Evitar o acúmulo de água nas lajes.

• Guardar pneus em áreas cobertas até o descarte correto.

• Manter o quintal sempre limpo e as lixeiras tampadas.

• Lavar os potes de água dos animais de estimação pelo menos duas vezes por semana.

• Manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

Essas medidas simples podem fazer toda a diferença na prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. A colaboração de cada cidadão é essencial para garantir um ambiente saudável e livre do Aedes aegypti.