Primeira Recuperação de Nascentes em Ariranha do Ivaí Marca o Início do Programa Estadual de Proteção Hídrica no Município

27 de Outubro de 2023

Com o apoio da prefeitura municipal, a Iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) visa preservar 30 mil nascentes até 2026 para garantir o futuro das águas no Paraná

Na manhã desta quinta-feira, uma etapa significativa para a preservação dos recursos hídricos do município foi alcançado com a primeira recuperação de nascentes em Ariranha do Ivaí. Esta ação, inédita, é parte integral do Programa Estadual de Proteção de Nascentes, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). A meta do programa é a proteção e preservação de 30 mil fontes e minas d'água até o ano de 2026.

A primeira intervenção aconteceu em uma propriedade localizada no Bairro 500 Alqueires, na comunidade São Benedito. Em Ariranha do Ivaí, através do apoio da Prefeitura Municipal, aproximadamente 30 nascentes estão programadas para serem recuperadas em um primeiro momento, contribuindo significativamente para a preservação dos recursos hídricos locais e regionais.

O processo de recuperação incluiu a limpeza da área ao redor da fonte, o preparo da massa solo-cimento e a construção de uma parede de pedras e solo-cimento. Essas medidas visam não apenas a recuperação das nascentes, mas também a proteção contínua desses preciosos mananciais, evitando a degradação do ambiente circundante.

Estiveram presentes a engenheira agrônoma Camila Cristina Basso, juntamente com a funcionária da EMATER Regiane Cicatto e demais funcionários da prefeitura municipal. Esteve presente também o Técnico do IDR de Cândido de Abreu, Anderson Wasilewski, que compartilhou sua visão sobre a importância das recuperações. "A recuperação das nascentes é crucial para garantir a segurança hídrica da região e preservar os recursos naturais essenciais para as gerações futuras", enfatizou Wasilewski.

À medida que as nascentes continuam a ser recuperadas em Ariranha do Ivaí, a esperança é que essa iniciativa inspire outros proprietários a adotaem medidas de proteção, assegurando que as futuras gerações possam desfrutar de um ambiente saudável e próspero.