Palestra no Colégio Estadual Presidente Kennedy Aborda Importância da Saúde Mental entre adolescentes

18 de Outubro de 2023

No último dia 27 de setembro, o Colégio Estadual Presidente Kennedy recebeu uma palestra sobre saúde mental, ministrada pelo psicólogo José Jefferson Maia Alves em parceria com a Secretaria de Saúde do município. O evento foi uma ação marcante no encerramento do mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, "Setembro Amarelo". A palestra contou coma presença de estudantes, professores e demais profissionais de educação.

Com foco especial nos jovens, o psicólogo destacou a importância de manter um sono regulado e de se engajar regularmente em atividades físicas para preservar a saúde mental, principalmente na melhoria do humor e autoestima. Durante a palestra, Jefferson abordou a relação entre insônia e depressão, ressaltando que mudanças nos neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina, podem afetar significativamente o humor e o ciclo sono-vigília.

O psicólogo enfatizou a capacidade das atividades físicas em liberar neuro-hormônios e substâncias químicas no cérebro, promovendo efeitos benéficos semelhantes aos ansiolíticos e antidepressivos. Além disso, ele incentivou a observação atenta de sinais como mudanças na alimentação, apatia, estresse e variações emocionais, como tristeza e felicidade, ressaltando a importância de se atentar aos jovens que possam estar passando por quadros de depressão ou outras condições de saúde mental, alegando que os sinais podem ser sutis.

Entre outros temas, a palestra incluiu analogias, exemplos clínicos e perguntas dos presentes. “Agradeço pela oportunidade de poder falar aqui no colégio e compartilhar os aprendizados adquiridos ao longo da minha trajetória acadêmica e clinica”, destacou Jefferson.

O pedagogo Denikid Araújo Albino, presente no evento, complementou as discussões ressaltando a pressão dos padrões de beleza na sociedade atual. Ele destacou os desafios enfrentados pelos adolescentes em um ambiente muitas vezes tóxico e altamente competitivo, que pode levar ao sentimento de deslocamento e inadequação.

A palestra provocou reflexões importantes entre os estudantes e profissionais de educação, promovendo uma discussão relevante sobre a saúde mental e incentivando a comunidade escolar a prestar atenção atenta às necessidades emocionais e psicológicas dos jovens.