Reunião certificação orgânica

19 de Setembro de 2023

Associação dos Produtores Rurais de Ariranha do Ivaí busca certificação orgânica em reunião na Biblioteca Municipal

Evento organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura contou com a presença da Eng. Agrônoma Thayna Forasteiro, do Programa Paraná Mais Orgânico

________________________________________

A Associação dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar Ariranhense se reuniu na Biblioteca Municipal de Ariranha do Ivaí na tarde desta terça-feira, 19, em um evento organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura. O encontro teve como objetivo principal abordar o processo de certificação orgânica para os agricultores familiares da região.

A reunião foi ministrada pela Engenheira Agrônoma Thayna Forasteiro, representante do Programa Paraná Mais Orgânico do Núcleo IDR de Ivaiporã. Durante o evento, foram discutidos diversos aspectos relacionados à certificação orgânica, visando promover a produção sustentável e saudável.

Um dos pontos-chave abordados foi o funcionamento do programa, que oferece certificação pública gratuita para os agricultores familiares. Thayna Forasteiro explicou detalhadamente como os produtores podem obter o certificado, ressaltando a importância da produção sem o uso de agrotóxicos e a preocupação com o meio ambiente, evitando resíduos prejudiciais.

A certificação orgânica não apenas garante a qualidade dos produtos, mas também confere benefícios financeiros aos agricultores, uma vez que os produtos orgânicos têm um preço médio 20% maior e são demandados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Paulo Lizarelli, coordenador do Núcleo IDR Ivaiporã, destacou a relevância do programa para a comunidade local. "O interesse que o produtor tem em participar do programa é evidente. O agricultor ganha um selo de certificação, e os produtores que aderem ao processo passam por uma explanação geral dos pré-requisitos para participar."

Lizarelli também enfatizou os benefícios para os consumidores. "O consumidor de orgânicos sabe que está ajudando o meio ambiente e contribuindo para a saúde de sua família. Os produtos orgânicos são reconhecidos por sua cor e sabor superiores, e o consumidor tem a certeza de que está apoiando os pequenos produtores locais."

A crescente demanda por produtos orgânicos na região foi um tema recorrente durante a reunião, e a importância da qualidade da água e do solo na produção orgânica também foi enfatizada. "A qualidade da água, a saúde do solo e a verificação do cultivo orgânico são aspectos essenciais para a certificação", explicou Thayna Forasteiro.

A reunião na Biblioteca Municipal de Ariranha do Ivaí demonstrou o comprometimento da Associação dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar Ariranhense em promover a agricultura orgânica e sustentável na região, beneficiando tanto os agricultores quanto os consumidores. A busca pela certificação orgânica é um passo importante em direção a um futuro mais saudável e sustentável para todos.