Aluno da Escola Estadual Presidente Kennedy de Ariranha do Ivaí é Selecionado para Intercâmbio Internacional pelo Programa "Ganhando o Mundo"

10 de Agosto de 2023

Reyvison Rodrigues Bernardo Santos de Ariranha do Ivaí, foi um dos mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná selecionados para participar da terceira edição do programa de intercâmbio "Ganhando o Mundo", promovido pelo Governo do Estado. O aluno do Colégio Estadual Presidente Kenedy compartilhou um pouco da sua jornada até essa notável conquista e suas expectativas para o intercâmbio internacional.

Aos 14 anos e cursando a primeira série do ensino médio, Reyvison teve conhecimento sobre a oportunidade quando uma funcionária do Núcleo de Educação visitou sua turma e apresentou o programa. "Já tinha ouvido falar sobre o programa antes, mas foi só neste ano que decidi me inscrever. Conhecer outro país sempre foi um sonho", compartilha.

O programa "Ganhando o Mundo" abre portas para que estudantes paranaenses experimentem diferentes culturas e sistemas educacionais durante seis meses. Os países onde os jovens realizarão o intercâmbio incluem os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Não é possível que o estudante escolha o país de destino, no entanto, o adolescente tem a Inglaterra como sua preferência. "A cultura e o aprendizado proporcionados pela Inglaterra me atraem particularmente", revela. Sobre a língua, o estudante conta que está se dedicando ao aprendizado utilizando recursos online e a própria plataforma disponibilizada pele colégio. “Desde que foi oficializado que eu iria, me dediquei muito ao inglês, vendo vídeos na internet e usando a plataforma que a escola fornece, e agora já não tenho tantas dificuldades no inglês”, conta Reyvison.

“Além de avaliar as notas escolares, o programa considerou também o envolvimento em atividades extracurriculares, como a obtenção de certificados em plataformas educacionais e a participação como Aluno Monitor”.

Questionado sobre o apoio da família e amigos, Reyvison compartilha: "A família e alguns amigos próximos me incentivaram. Mesmo que a ideia de passar seis meses longe de casa seja difícil, estou otimista de que valerá a pena. Vou ficar com o coração apertado de saudades, porém, é para um bem maior”.

Em conversa com a mãe, Ines Bernardo, sobre essa nova fase educacional do filho, ela comenta sobre o sentimento em relação a essa oportunidade. “Sempre apoiei meu filho, só tenho a agradecer a Deus por essa oportunidade, ele é muito capaz e inteligente, essa será uma experiência única. Estou muito feliz pela conquista dele”. Comentou Ines.

Sobre suas expectativas em relação ao intercâmbio, Reyvison revela que são altas, "estudar em uma escola de outro país será uma oportunidade única de aprendizado e evolução pessoal. O nível educacional dos cinco países é alto e vou poder ampliar meu conhecimento, adquirir experiências e me aperfeiçoar, ser um representante do Colégio Estadual Presidente Kennedy e um orgulho para a cidade Ariranha do Ivaí”, disse.

Para a diretora do Colégio Estadual Presidente Kenedy, Eliana Daniel Beleti, a conquista de Reyvison e sua representatividade já é motivo de muito orgulho entre a equipe escolar. “Reyvison sempre foi um estudante muito dedicado, não falta às aulas e apresenta um rendimento sempre acima da média, dois dos critérios que o levaram a classificação já na primeira fase do edital. Essa representação vem coroar o esforço do estudante e a dedicação de professores e funcionários por essa instituição. Aproveito para parabenizar o estudante e sua família pela conquista”, disse a diretora Eliana.

Atualmente, Reyvison aguarda informações adicionais do governo estadual sobre seu destino específico e detalhes do programa. A organização desses detalhes ocorrerá após a segunda convocação dos alunos selecionados.

Ao concluir a entrevista, Reyvison expressa sua gratidão a todos os professores, diretores e apoiadores que o acompanharam nessa jornada. Com dedicação e determinação, ele está comprometido em representar sua escola e cidade da melhor maneira possível.

A Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí parabeniza o aluno pela conquista e aguarda com entusiasmo a jornada de Reyvison em seu intercâmbio internacional. Sua dedicação e compromisso certamente deixarão uma impressão marcante e duradoura.