Escola Municipal de Ariranha do Ivaí realiza formação para professores, estagiários e motoristas da rede municipal

04 de Agosto de 2023

Nos dias 20 e 21 de julho de 2023, a Escola Municipal Demétrio Verenka sediou uma importante reunião para os professores da rede municipal de educação de Ariranha do Ivaí. O evento contou com a presença do Secretário de Educação, Douglas, que enfatizou a relevância dessa pausa no ano letivo para realizar ajustes nas rotas, garantindo a continuidade de um ensino de excelência para os alunos e a comunidade escolar.

A formação foi conduzida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e abordou diversos temas de interesse pedagógico. Entre eles, o destaque foi para o resultado da Avaliação de Fluência Leitora, a primeira realizada em 18 de maio de 2023, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Os professores também se dedicaram a discutir a classificação dos perfis leitores, identificando as categorias de Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente.

Outro ponto importante foi a análise comparativa dos resultados das avaliações de fluência entre as turmas do 2º ano A e 2º ano B. Com base nesses dados, os educadores trabalharam em grupos para elaborar um plano de ação voltado à melhoria do desempenho dos estudantes. O objetivo é desenvolver as habilidades necessárias para que eles se tornem leitores fluentes e concluam com sucesso o processo de alfabetização.

A formação contou ainda com a presença da Consultora Priscila Madaleno Martins, do Apostilamento Name, que abordou o tema "Níveis de leitura". A consultora esteve disponível para orientar os professores quanto ao material e a organização pedagógica relacionada ao assunto.

Além disso, durante o encontro, houve uma formação específica para os estagiários, focada em "Condutas no ambiente escolar". Essa capacitação tem como objetivo preparar os estagiários para lidar com diversas situações dentro da escola, garantindo um ambiente educacional harmonioso e produtivo. Houve também uma reunião com os motoristas escolares, na intenção de alinhar questões como segurança e aspectos diários que envolvem o transporte de crianças.

A iniciativa da Escola Municipal Demétrio Verenka e da Secretaria Municipal de Educação demonstra o compromisso com a formação contínua dos educadores e com a busca constante pela excelência no ensino. A valorização do desenvolvimento profissional dos professores é fundamental para promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para um futuro de sucesso.