Palestra aborda Saúde Mental e suas implicações no pós-COVID no Colégio Estadual Presidente Kennedy em Ariranha do Ivaí

01 de Agosto de 2023

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Na última segunda-feira, 31/07, o Colégio Estadual Presidente Kennedy, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ariranha do Ivaí, promoveu uma enriquecedora palestra sobre Saúde Mental no contexto pós-COVID. O evento foi conduzido pelo psicólogo Jefferson Maia, que abordou questões cruciais relacionadas ao bem-estar mental em tempos desafiadores.

O tema central da palestra foi "Saúde Mental e suas implicações no pós-COVID", uma vez que a pandemia trouxe à tona diversas questões psicológicas e emocionais que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. O objetivo principal foi destacar a importância de cuidar da saúde mental e apresentar tanto os fatores de proteção quanto os fatores de risco que podem influenciar na saúde emocional.

Durante a palestra, o psicólogo Jefferson enfatizou a necessidade de adotar medidas de autocuidado para promover o equilíbrio mental. Dentre os fatores de proteção mencionados estão a prática de esportes, manutenção de relações sociais saudáveis, alimentação adequada, qualidade do sono, entre outros. Essas ações podem contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida e fortalecer a resiliência emocional das pessoas.

Por outro lado, também foram abordados os fatores de risco que podem contribuir para o surgimento de problemas psicológicos, como o uso de drogas, bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Identificar esses fatores e adotar medidas para evitá-los ou lidar com eles é fundamental para prevenir o desenvolvimento de psicopatologias e transtornos mentais.

Um dos pontos altos da palestra foi o destaque dado à identificação de sintomas relacionados a transtornos ansiosos, como a ansiedade, e ao transtorno depressivo maior, conhecido como depressão. Jefferson Maia explicou os principais sinais e sintomas dessas condições e enfatizou a importância de buscar ajuda profissional quando necessário. O acesso à informação sobre saúde mental é essencial para que as pessoas possam reconhecer suas dificuldades emocionais e buscar o apoio necessário para lidar com elas.

Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Presidente Kennedy participaram de uma palestra enriquecedora, que trouxe conhecimentos fundamentais para lidar com os desafios emocionais enfrentados após o período da pandemia. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Ariranha do Ivaí em promover esse evento reflete o compromisso com a saúde mental da comunidade e demonstra a preocupação em oferecer suporte e orientação para a população local.