Profissionais de serviços gerais e merendeiras participam de ação sobre Manipulação Segura de Alimentos

21 de Julho de 2023

Na manhã de quinta-feira, dia 20, profissionais de serviços gerais e cozinheiras da Escola Municipal Demétrio Verenka, do CMEI Pingo de Gente, APAE, saúde e serviços de convivência da assistência social participaram conjuntamente de um importante treinamento ministrado pela Médica Veterinária Denise Theodoro da Silva, da Divisão de Vigilância Sanitária da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. A capacitação teve como foco a manipulação segura de alimentos, com o objetivo de prevenir a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) nas instituições.

No treinamento, destacou-se a importância da higiene e da correta manipulação dos alimentos. Denise ressaltou a relevância de avaliar cuidadosamente os insumos adquiridos, garantindo sua procedência e qualidade. As orientações enfatizaram a preocupação com a contaminação por micro-organismos que podem causar riscos à saúde.

O manejo correto dos alimentos também foi abordado detalhadamente, com ênfase na prevenção da contaminação cruzada, uma das principais causas de surtos de doenças transmitidas por alimentos. Os profissionais receberam instruções sobre a necessidade de manter utensílios de cozinha e alimentos devidamente higienizados.

"Durante o treinamento foi destacado por Denise a questão do tempo x temperatura para a conservação dos alimentos, ressaltando que essa prática é essencial. Além disso, a higiene pessoal dos manipuladores foi abordada, pois sua qualidade pode impactar diretamente o produto final”, frisou a Nutricionista Laís Timoteo.

Denise ressaltou a relevância do treinamento, pois ele não apenas assegura a segurança alimentar dos estudantes e membros da comunidade escolar, mas também impacta positivamente na saúde e no bem-estar de todos. "A capacitação desses profissionais é essencial para que possam desempenhar suas funções de forma segura e responsável, garantindo a qualidade dos alimentos servidos em todas as instituições", enfatizou a médica veterinária.

Laís afirmou que a ação proporcionou mais conhecimento que pode ser implementado no dia a dia das instituições. "O treinamento permitirá que o trabalho seja feito com mais qualidade na manipulação dos alimentos e segurança das refeições oferecidas, evitando transtornos causados pela contaminação do alimento ou pela falta de higiene na área de manipulação. Como foram tratados diversos aspectos do dia a dia das servidoras de forma didática e dinâmica, elas puderam sanar dúvidas e assim poderão fazer mudanças que aumentem a qualidade das refeições servidas à população que utiliza os serviços de alimentação da administração municipal, tais como escola, creche, APAE, serviços de convivência da assistência social,” concluiu a Nutricionista Laís.

Após a palestra a psicóloga Gisele Rodrigues de Oliveira promoveu uma dinâmica com as funcionárias. Com a aquisição de novos conhecimentos e a adoção de boas práticas, as instituições municipais reforçam seu compromisso com a qualidade das refeições oferecidas, contribuindo para um ambiente escolar saudável e seguro. A iniciativa promove o fortalecimento dos vínculos entre a saúde e a educação, tornando-se um exemplo a ser seguido na busca por um futuro mais saudável e responsável.