10ª Conferência Municipal de Assistência Social elege proposituras em âmbito municipal, estadual e nacional em Ariranha do Ivaí.

06 de Julho de 2023

Ariranha do Ivaí sediou na última quarta-feira, 5 de julho, no Salão do Idoso a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito Thiago Epifanio, presidente da Câmara Legislativa, Marcelo Petriolli, da Secretária de Assistência Social, Silene Derneis, e dos representantes da sociedade civil, Marli Soethe de Oliveira e Danieli Silva Cruz. Na ocasião o prefeito Thiago agradeceu a participação dos presentes, destacando a importância da participação da sociedade.

A conferência teve como tema central a "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", e como palestrante convidado Uilson José Gonçalves Araujo, Assistente Social e mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Em sua apresentação, Uilson abordou questões relacionadas ao funcionamento da conferência, ressaltando a importância das conquistas alcançadas e do compromisso com a política de Assistência Social, enfatizando a gestão compartilhada, democrática e participativa, bem como o papel da Assistência Social na garantia de direitos.

“A importância da política de assistência é de suma importância. Se a política de assistência é um direito, então nós devemos entendê-la como tal. No contexto atual, mais do que nunca, ela se torna importante e necessária, pois por meio dela podemos abordar e atender às vulnerabilidades da população, buscando estratégias para promover a autonomia dos usuários e famílias que dependem dos serviços de assistência social. Portanto, pensar em uma política de assistência social nos dias de hoje significa garantir os direitos daqueles que mais precisam", elucidou o assistente social Uilson José Gonçalves Araujo.

Uma das prioridades do evento foi a de avaliar, analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Para isso, foram elaboradas propostas no âmbito municipal, que serão encaminhadas para a etapa estadual. A conferência faz parte do processo de construção de políticas públicas de assistência social, visando a consolidação e ampliação dos direitos socioassistenciais.

Os participantes foram divididos em grupos de trabalho, que discutiram e elaboraram propostas nos cinco eixos temáticos da conferência: financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, e benefício e transferência de renda. As propostas serão posteriormente analisadas e incorporadas nos relatórios das conferências municipais, estaduais e nacionais.

"A conferência é deliberativa, ou seja, as decisões tomadas aqui devem ser cumpridas. Quem fiscalizará se essas propostas e deliberações estão sendo efetivamente implementadas e se tornando políticas públicas são a sociedade civil organizada, incluindo trabalhadores e usuários, em conjunto com o segmento governamental que compõe o conselho. Após a conferência municipal, é elaborado um relatório, o mesmo ocorrendo em nível estadual. As deliberações são definidas para que cada ente as cumpra. É fundamental que esses relatórios sejam amplamente divulgados, para que toda a população tenha acesso às informações e possa cobrar sua efetivação", concluiu Uilson.

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social em Ariranha do Ivaí reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e da academia em busca do aprimoramento do SUAS e da consolidação dos direitos socioassistenciais. Com a participação ativa de todos os envolvidos, a conferência contribuiu para fortalecer a política de assistência social e promover a autonomia e o bem-estar da população que dela necessita.