Engenheira Agrônoma realiza palestra sobre reciclagem na Escola Municipal Demétrio Verenka

05 de Junho de 2023

A engenheira agrônoma Camila Cristina Basso, realizou nesta segunda-feira, 5 de junho, uma palestra dinâmica na Escola Municipal Demétrio Verenka em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A palestra teve como objetivo conscientizar os alunos do ensino Infantil e fundamental sobre a importância da reciclagem e ensinar a forma correta de descarte dos materiais.

Durante a palestra, a engenheira destacou a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente, enfatizando a necessidade de reduzir a produção de resíduos, reutilizar materiais sempre que possível e reciclar aqueles que podem ser transformados em novos produtos. Ela também explicou aos alunos como separar corretamente o lixo, identificando os materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, e demonstrou como cada tipo de material deve ser descartado.

Os alunos participaram ativamente da palestra, levantando dúvidas e curiosidades sobre a separação dos materiais. Camila ressaltou que o ensino sobre reciclagem e a conscientização ambiental são fundamentais para as novas gerações, visando um futuro em que a população seja mais consciente e engajada na proteção do meio ambiente.

A palestra também teve como objetivo transmitir mensagens sobre a importância da gestão adequada de resíduos, redução do consumo de plástico e materiais recicláveis, além de estimular o consumo de alimentos saudáveis. Os alunos tiveram a oportunidade de identificar e classificar diferentes tipos de resíduos, compreendendo de forma prática a importância da reciclagem e do descarte adequado dos materiais.

Ao final da palestra, as crianças receberam sementes de plantas como incentivo para cultivar hábitos sustentáveis em suas vidas diárias, promovendo uma conexão direta entre a conscientização ambiental e a alimentação sustentável.

Espera-se que os alunos tenham internalizado as principais mensagens transmitidas durante a palestra e que possam influenciar positivamente suas famílias e comunidade, disseminando práticas sustentáveis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“O ensino sobre reciclagem e a conscientização sobre o que é orgânico ou reciclado serão fundamentais para as novas gerações. Ensinar os adultos pode não ter o mesmo impacto que cativar e educar as novas gerações, ensinar as crianças é vislumbrar um futuro em que a população seja mais consciente, colaborativa e engajada na proteção do meio ambiente, no cuidado com a natureza, os animais e o mundo que as cercam”, finalizou Camila.