Saúde de Ariranha do Ivaí conquista a maior nota do Índice Sintético Final no programa Previne Brasil em 2023

26 de Maio de 2023

Município se destaca entre os 16 jurisdicionados pela 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã

Ariranha do Ivaí alcançou mais uma vez uma importante conquista na área da saúde. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o município obteve a maior nota no Índice Sintético Final (ISF) no primeiro quadrimestre de 2023, superando outros 16 municípios da região.

O ISF, parte integrante do programa Previne Brasil, é um indicador que avalia a qualidade dos serviços oferecidos pelas equipes de Atenção Básica à Saúde em todo o país. Esses indicadores são cruciais para orientar ações de melhoria na atenção primária e também para calcular o repasse de recursos aos municípios brasileiros.

Com uma pontuação de 9.78, Ariranha do Ivaí demonstrou um desempenho excepcional, superando até mesmo sua própria marca do último resultado, que foi de 9.41 no terceiro quadrimestre de 2022. A notícia foi anunciada pela enfermeira Osiane Dias Ramos, representante da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, que parabenizou a equipe de saúde do município pelo trabalho exemplar.

A conquista de uma nota tão expressiva reflete o comprometimento e a dedicação das equipes de saúde de Ariranha do Ivaí, que buscam constantemente aprimorar os serviços prestados à população. Os indicadores avaliados no Previne Brasil englobam diversos aspectos da atenção primária, como o acesso aos serviços, a cobertura vacinal, o cuidado às gestantes e crianças, o controle de doenças crônicas, entre outros.

Para o secretário de saúde e vice prefeito Tião, essa conquista é motivo de orgulho e reconhecimento do trabalho desenvolvido no município. Ele ressaltou a importância de uma atenção básica de qualidade, que promova a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, visando a melhoria da saúde da população.

O resultado alcançado pelo município é fruto de um esforço conjunto entre profissionais da saúde, gestores e a população, que tem papel fundamental na adesão e participação nas ações promovidas. O investimento na capacitação dos profissionais, na estruturação do Centro de Saúde Alcir Wielevski e na oferta de serviços de qualidade são fatores determinantes para o sucesso do programa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ariranha do Ivaí reafirma seu compromisso em continuar investindo na melhoria dos serviços de atenção primária e em buscar novas estratégias para aprimorar ainda mais a saúde do município. A conquista do primeiro lugar no Índice Sintético Final é um estímulo para avançar na busca de uma saúde cada vez melhor para todos os cidadãos.