Passeio para Grutas Nossa Senhora da Saúde e Salete proporciona lazer e cultura para Grupo de Convivência de Idosos e mulheres do PAIF de Ariranha do Ivaí

04 de Maio de 2023

Nesta quinta-feira, 4 de maio, a prefeitura do Município de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou um passeio para a Gruta Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora da Salete, localizadas no município de Manoel Ribas. A localidade é considerada um importante memorial histórico e religioso na região.

De acordo com a história, a ideia da construção das grutas surgiu em 1961, após uma procissão de Jesus Morto realizada na sexta-feira santa de 1960, que recordava o caminho do Calvário. A procissão teve início na Igreja Matriz de Manoel Ribas e foi finalizada na propriedade de Alberto Boeing e Ema Willemann Boeing, onde hoje estão localizadas as grutas.

A Gruta Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora da Saúde foram construídas no ano seguinte à procissão, com a finalidade de homenagear as duas santas. As grutas são formadas por uma série de pequenas cavernas, com imagens de Nossa Senhora de Salete e Nossa Senhora da Saúde em seus interiores.

"A propriedade está aberta para visitação e não há custos de entrada. Nós pretendemos melhorar a estrutura no futuro e oferecer um espaço adequado para refeições aos visitantes, como churrasqueiras," disse Salete Boeing, filha de Alberto e Ema Boeing.

O passeio foi organizado para que houvesse a participação do grupo de idosos do Serviço de Convivência e das mulheres do PAIF. A iniciativa da prefeitura visa proporcionar momentos de lazer e cultura para esses grupos do município.

"Diante do bem-estar que as atividades em grupo têm proporcionado na vida de nossos idosos, estamos aprimorando e aderindo novas formas de trabalho para tornar nossos encontros especiais. Afinal, a terceira idade merece todo nosso reconhecimento, e isso é uma forma de agradecimento por toda a contribuição de uma vida de trabalho que ajudou a construir a sociedade em que vivemos”, destacou a Secretária de Assistência Social, Silene de Oliveira Derneis.