Prefeitura de Ariranha do Ivaí realiza Conferência sobre Plano Diretor Social e papel do Conselho Municipal

28 de Abril de 2023

A Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, realizou na última quinta-feira, 27 de maio, a primeira Conferência Extraordinária Municipal. O evento teve como tema "O Plano Diretor Social" e como lema "O Papel do Conselho Municipal". O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbano que tem como objetivo orientar o crescimento da cidade, estabelecendo regras para o uso do solo, a criação de áreas verdes e de lazer, a implantação de infraestrutura urbana, entre outras questões. O Plano Diretor Social, por sua vez, tem como foco a inclusão social e a promoção de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. A conferência contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre membros do poder público e da sociedade civil.

A organização da conferência ficou a cargo da Comissão Municipal Preparatória, que é composta por membros do Poder Público e da sociedade civil. Na mesa de abertura estiveram presentes o prefeito Municipal de Ariranha do Ivaí, Thiago Epifanio, o Presidente da Câmara Legislativa Marcelo Petriolli, além dos membros da Sociedade Civil Maria Aparecida Talma e Sandro Assis.

As discussões na Conferência Extraordinária Municipal se dividiram em dois eixos: o Plano Diretor como instrumento de desenvolvimento municipal e o papel do Conselho da Cidade. Para falar sobre o assunto, foi convidada a Chefe da SEAB de Ivaiporã, Vitória Maria Montenegro Holzmann, na ocasião, Vitória abordou a importância da COINCIDADES - órgão colegiado vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Brasil – que tem como objetivo garantir a participação da sociedade civil nas decisões sobre o desenvolvimento urbano no Paraná, e na promoção da participação da sociedade civil na elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento urbano e territorial sustentável do país.

A conferência foi um marco para o município, uma vez que é a primeira realizada na cidade. Além disso, foram escolhidos para a comissão quatro pessoas do Poder Público e seis da Sociedade Civil, o que demonstra a preocupação em envolver todos os setores da sociedade nas decisões sobre o futuro do município.

Em suma, o evento foi um importante passo para a construção de um futuro mais justo e sustentável para a cidade. Com a participação ativa de todos os setores da sociedade, é possível estabelecer políticas públicas mais eficientes e promover o desenvolvimento econômico e social de forma inclusiva e equilibrada.