Mensagem de igualdade de gênero

09 de Março de 2023

No dia da mulher, psicóloga do Centro de Saúde Alcir Wilevski leva mensagem de igualdade de gênero em visita a setores públicos de Ariranha do Ivaí

Na última quarta-feira, 08 de março, a psicóloga do Centro de Saúde Alcir Wilevski, Maria Anair, acompanhada pela estagiária Luiza Galdino, realizaram visitas breves em diversos setores públicos em Ariranha do Ivaí, levando algumas mensagens através de cartazes.

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher e incentivar a igualdade de gênero, Maria Anair levou cartazes com mensagens importantes para serem apresentados às funcionárias dos locais visitados, tais como "lugar de mulher é onde ela quiser" e "nem bela, nem recatada, nem do lar. Bonito mesmo é a mulher que se levanta e luta".

“Para que possamos viver em uma realidade onde nosso papel social seja valorizado e respeitado, e contribuindo assim para uma sociedade mais justa e igualitária, a escolha das frases para os cartazes significa que nós mulheres queremos ser respeitadas por nossas lutas. Infelizmente, ainda existe muito preconceito e o papel da mulher não é respeitado. Por exemplo, temos pouca representação de mulheres em cargos políticos. Basta olharmos para nossa região, há muito pouca representatividade. Então, nossa luta é por esses lugares e nossa motivação referente às frases é estar presente em espaços importantes”, destacou Maria.

As visitas foram realizadas na Escola Municipal Demétrio Verenka, no Conselho Tutelar, no Centro de Saúde, Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, CRAS e Biblioteca. Em cada local, a psicóloga conversou com os presentes sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres e a necessidade de combater o machismo e a discriminação de gênero.

A iniciativa da psicóloga do Centro de Saúde Alcir Wilevski foi muito bem recebida pelos locais visitados, que destacaram a importância da conscientização sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.

Em um mundo ainda marcado pela desigualdade de gênero, ações como essa são extremamente importantes para lembrar a todos sobre a necessidade de respeitar e valorizar as mulheres em todas as esferas da vida.