Saúde do município de Ariranha do Ivaí obtém a melhor colocação entre 16 municípios da região no Programa Previne Brasil

06 de Março de 2023

O Índice Sintético Final (ISF) de 9.41 é resultado dos investimentos realizados pela gestão municipal na área da saúde e qualidade da assistência prestada pelas equipes da Atenção Básica, além de servir como norteador das ações a serem intensificadas

A saúde do município de Ariranha do Ivaí conquistou no terceiro quadrimestre de 2022, o melhor Índice Sintético Final (ISF) do Previne Brasil entre 16 municípios da região. A noticia foi informada na última sexta-feira, 3 de março, pelos profissionais de saúde primária da 22ª Regional de Saúde, Osiane Dias Ramos; Gabriela Galacini Vieira Alves; e Hamilton Oliveira Minas em visita realizada ao Centro de Saúde Alcir Wielevski.

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde em todo o país, e é composto por um conjunto de indicadores que avaliam a qualidade dos serviços prestados pelas equipes de Atenção Básica. Esses indicadores servem como norteador das ações que precisam ser intensificadas para melhorar a qualidade da atenção primária em saúde, servindo também para calcular o repasse de recursos aos municípios brasileiros. Eles são definidos pelo Ministério da Saúde e têm como objetivo avaliar a qualidade e a efetividade dos serviços de saúde oferecidos pela atenção primária nos municípios.

Entre os principais indicadores utilizados pelo programa, destacam-se; Cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família (ESF); Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas; Proporção de crianças menores de 1 ano com esquema vacinal básico completo; Proporção de mulheres de 50 a 69 anos que realizaram mamografia e Proporção de hipertensos cadastrados com pelo menos uma medida de pressão arterial registrada no último ano.

O resultado alcançado pela saúde de Ariranha do Ivaí reflete a qualidade dos serviços prestados pela equipe de Atenção Básica, e serve como estímulo para continuar trabalhando visando a melhoria dos indicadores de saúde e gerando mais qualidade de vida e saúde para a população.

O Secretário de Saúde e vice-prefeito Sebastião Derneis celebrou a colocação obtida por Ariranha do Ivaí e destacou que é resultado do esforço coletivo da equipe de saúde. "Essa colocação é fruto do trabalho de toda a equipe de saúde, que vem se dedicando para oferecer um atendimento de qualidade à população. Seguiremos trabalhando para melhorar ainda mais os indicadores de saúde do nosso município. Além disso os indicadores servem como um parâmetro, que nos ajuda a saber se estamos no caminho certo na busca por um melhor atendimento à população”, comentou o secretário.

A funcionária administrativa do Centro de Saúde Alcir Wielevski, Thaila Mendes, destacou que a estratégia utilizada para que Ariranha do Ivaí atingisse o atual resultado foi o trabalho em equipe. "Quando vimos que nossos indicadores estavam baixos, procuramos nos unir para ver o que estávamos fazendo de errado ou deixando de fazer. Descobrimos que já fazíamos todos os acompanhamentos que os indicadores pediam, então o próximo passo foi entender o sistema. Com isso, fomos trocando as formas de lançamento e a cada relatório víamos o que tinha dado certo e o que tinha dado errado. Mantínhamos o que tinha funcionado e trocávamos o que tinha dado errado. Continuamos trabalhando dessa forma até para continuar sempre melhorando", disse Thaila.

A Prefeitura de Ariranha do Ivaí parabeniza toda a equipe de saúde pela colocação obtida no programa Previne Brasil, e reitera seu compromisso em trabalhar para melhorar cada vez mais a qualidade da atenção primária em saúde para a população.