PAIF retoma atividades em 2023 para fortalecer vínculos familiares e prevenir a violação de direitos

15 de Fevereiro de 2023

A Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), retomaram na tarde desta quarta-feira, 15 de novembro, a primeira reunião de 2023 do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF). As famílias participantes já haviam iniciado os encontros em 2022 e, agora, dão continuidade ao trabalho com o objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias e prevenir a ruptura dos seus vínculos, promovendo o acesso e conhecimento de direitos e o protagonismo que cada um possui.

O PAIF é um serviço social oferecido pelo Governo Federal, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem como principal finalidade prevenir a violação de direitos e a quebra dos vínculos familiares. O serviço é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, que inclui assistentes sociais, psicólogos e educadores, entre outros profissionais.

Os encontros desta são coordenados pelo assistente social Marcelo José Vieira. Durante a reunião, foram discutidas questões relevantes para as famílias participantes, tais como a importância do diálogo entre pais e filhos, a necessidade de se conhecer os direitos e deveres de cada membro da família, a busca pelo protagonismo e a importância de se promover uma cultura de paz e respeito mútuo dentro do ambiente familiar.“O encontro de hoje buscou acolher os participantes, houve muita interação e conversa. Busquei enfatizar a importância de cada um tem na comunidade”, enfatizou o assistente social Marcelo.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e receber orientações sobre como lidar com situações difíceis dentro do ambiente familiar. Os encontros também oportunizam a realização de atividades lúdicas e dinâmicas, buscando promover a interação entre as famílias e estimulando a reflexão sobre temas importantes.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família é uma iniciativa fundamental para garantir o bem-estar das famílias brasileiras, promovendo a prevenção da violência e a proteção dos direitos humanos. A retomada das atividades em 2023 é um importante passo para a consolidação desse serviço e para o fortalecimento dos vínculos familiares em todo o país.