Escola Municipal Demétrio Verenka realiza exposição de arte com o tema Consciência Negra

15 de Novembro de 2022

O mês da consciência negra, celebrado em novembro, está inserido no calendário nacional e reforça a pauta da luta dos negros contra a opressão e o racismo, se colocando como um tema de extrema importância para discussão dentro do ambiente escolar, e também fora dele.

Nesse sentido, guiados pela importância dessa luta, os alunos das turmas da turma especial, do Infantil 4 e Infantil 5, e do 1° ao 5° ano da Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF, orientados pelos professores, organizaram uma exposição dos trabalhados desenvolvidos durante o mês de novembro.

A amostra está sendo exposta no refeitório da escola, conta com mais de 300 obras de arte, entre pinturas, quadros, desenhos, colagens, bonecas, histórias, e outras; que revelam a cultura negra, em suas diversas manifestações dentro e fora do Brasil.

Nos trabalhos a valorização dos cabelos afro, incluindo os diferentes modelos de tranças e as modelagens de black power; as cores vivas aliadas às estampas; as músicas com forte referências de batuque; a gastronomia rica em temperos e sabores e as raízes religiosas com ligações com a natureza foram os elementos mais usados pelos alunos para se expressarem.

“A intenção do projeto é a de promover o conhecimento sobre a cultura negra, o respeito e estimular a reflexão, por meio das obras que dialogam com questões sociais tão presentes na atualidade. Então o projeto traz mais consciência aos alunos, que desde cedo aprendem a respeitar e conviver em harmonia com as diferenças”, conta a Diretora da Escola, Joyce Gonçalves, ressaltando a necessidade de evidenciar e levar mais visibilidade as culturas negras em suas formas variadas para fora do ambiente escolar, “a equipe da escola Demétrio e os alunos estão de parabéns, as obras são únicas e muito criativas, a exposição foi pensada para envolver não só a comunidade escolar, como também a comunidade no geral, e ela cumpriu com seu objetivo. Acredito que todo mundo tem algo a aprender sobre a cultura africana, nesse caso convido a todos para uma visita também para conhecer a rotina escolar”, concluí Joyce.

Segundo a diretora, a exposição segue ativa para visitação até amanhã, sexta-feira, 16. Após esse período algumas dessas obras ficarão expostas em alguns pontos da escola.

A capoeira, bem como a música também foram utilizadas na imersão dos alunos durante novembro. Na ocasião, a escola recebeu a visita do contramestre de capoeira, Izaltino Neto, que desenvolve o projeto renascer, no município de Ivaiporã, e que se enquadra no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).