Educação de Ariranha do Ivaí realiza etapa Municipal da Conferência Municipal de Educação – CONAE

28 de Abril de 2022

Tema da Conferência é “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira”

O município de Ariranha do Ivaí realizou, na noite de ontem (27/04), na Escola Municipal Demétrio Verenka, presencialmente, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Na ocasião, profissionais da área e representantes da sociedade civil refletiram sobre o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira”, o qual gerou observações periféricas associadas à realidade da educação em nosso município, classificando, a grosso modo, os desafios da educação em internos e externos. Os externos correspondem aos desafios socioeconômicos, relacionados principalmente à desigualdade de oportunidades de aprendizagem ligados à nosso município. Já os osbstáculos relacionados à estrutura do sistema educacional em si como as esferas, programas, agentes, capacitação pedagógica e os repasses que ocorrem entre eles podem ser classificados como desafios internos.

O Secretário Municipal de Educação, Douglas Mattei Schmidt abriu a conferência agradecendo aos convidados que compuseram a banca, entre eles, Idemar José Beleti, Presidente da Câmara Municipal; a primeira-dama Márcia Nishimura Epifânio da Silva; ao Doutor em Letras, Denikid Araújo Albino; e à Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação Andreia Bonfim Ortiz. “Gostaria de agradecer a todos os convidados por aceitarem o convite, demonstrando preocupação com a educação em nosso município, e também a todos os cidadãos e pais dos alunos que se preocupam com o futuro de seus filhos que aqui estudam, alunos aos quais nosso trabalho e esforço é direcionado”. Douglas ressaltou também a importância da fase municipal da CONAE, “cumprir a etapa municipal da CONAE hoje é muito satisfatório, uma vez que é possível dar um passo a mais rumo a um espaço democrático, aberto para que todos possam participar e colaborar no processo de desenvolvimento da educação em nosso município”, declara o Secretário.

Aberta a conferência, foi realizada, pela nutricionista da escola Lais Kwiatkoski Timoteo a leitura das cláusulas, bem como os principais eixos e seus objetivos debatidos na atual edição da CONAE, que são a implantação do Sistema Nacional de Educação (SNE), a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio de 2024 a 2034, e a tecnologia e conectividade a serviço da educação.

Esclarecido as alíneas do documento referência, sucedeu-se, portanto, a palestra elaborada e desempenhada pelo Doutor em Letras, Denikid Araújo Albino, que proporcionou através de um conteúdo reflexivo, mediante à referência de um repertório pertinente, questões oportunas sobre o papel da escola, professores e conceitos de ensino e aprendizagem, bem como a importância da soma de esforços a partir da conferência. “Todas as conquistas alcançadas pela educação só foram possíveis através da coletividade, se analisarmos a aprovação da constituição federal de 1988, por exemplo, notaremos a cidadania, ou seja, o esforço de todos os cidadãos de nossos país, de várias áreas, objetivando a construção de um Brasil melhor. Se examinarmos o manifesto de educação Escola Nova das décadas de 1930 e 1940, perceberemos a união de esforços de inúmeros educadores para com a democratização do ensino, entre outros tópicos importantes. Percebemos então que a união entre pais, alunos, gestão municipal, legislativo e executivo são imprescindíveis para a aplicação de mudanças significativas em nosso país, logo, isso é viver em uma democracia, isto é, o trabalho de comunhão entre os poderes, que devem convergir seus objetivos para o bem comum dos cidadãos”, ressalta Denikid.

Ao final da conferência, após votação e aprovação das propostas apresentadas pelo documento referência, foram eleitos as delegadas que terão representatividade na etapa regional da CONAE que acontece no dia 02/05 na cidade de Ivaiporã, entre elas; Laís Kwiatkowski Timoteo, Sandra Carreira Fogaça e Zenilda de Fátima Martins. Os eventos regionais servem de preparação para a Conferência Nacional. Durante a etapa estadual, os agentes do setor público discutem a qualidade da educação pública no Brasil.

Para mais informações sobre os documentos CONAE 2022 acesse: