Mês de abril é marcado por inúmeras comemorações na Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF

27 de Abril de 2022

A rotina dos professores e alunos seguiu agitada durante as últimas semanas deste mês de abril, na Escola Municipal Demétrio Verenka, juntos docentes e discentes embarcaram em atividades lúdicas, estimulados pelas datas comemorativas que possibilitaram a construção de verdadeiros universos, conectando os estudantes à essência e a história por trás das celebrações que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e emocional dos mesmos, confira as datas e as atividades realizadas nos períodos da manhã e tarde.

Dia Nacional do livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, neste dia foi realizado uma apresentação de dança interpretada por uma aluna do 5º ano da Professora Sandra, na ocasião a aluna foi caracterizada como a personagem Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, série literária fantástica, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato, autor na qual a data de nascimento, 18 de abril, foi escolhida para se comemorar a data.

Dia do Índio

Já no dia 19 de abril, foi comemorado pela professora Nilviane e seus alunos do Infantil 4 B e Infantil 5 A, o dia do Índio, data na qual o descobrimento do Brasil se mistura à descoberta da existência dos povos indígenas em solo brasileiro e a sua importância enquanto preservadores da natureza, o resultado da data foi a elaboração de inúmeras atividades voltadas para a conscientização da manutenção e preservação da cultura desses povos, bem como a confecção da ambientação de uma floresta com oca e uma canoa, e a caracterização dos alunos com pinturas faciais e penas.

Páscoa

No conteúdo programático desenvolvido sobre o tema pascal, as atividades na escola abordaram tanto a simbologia, através das figuras do coelho e do chocolate quanto a importância e o verdadeiro sentido da data, oportunizando as crianças o aprendizado real sobre o significado da celebração e também a parte cultural. Foram propostas brincadeiras e apresentações pelos professores, na semana que antecedeu a data foi realizada a distribuição de doces, pinturas faciais, fotos comemorativas, danças com músicas alusivas a data e muita festa, provocando nas crianças emoções positivas, após um longo período de quarentena.

Todas as datas celebradas e os conteúdos programados objetivam oferecer aos alunos noções culturais e sociais, estimulando o respeito para com o próximo, pois celebrar é adicionar mais elementos e histórias ao livro da vida das crianças, tão dispostas ao aprendizado.