Secretaria de Educação Realiza Etapa Municipal da CONAE

26 de Abril de 2022

A Prefeitura de Ariranha do Ivaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará amanhã (27), às 19h00 na Escola Municipal Demétrio Verenka, a Conferência Nacional de Educação (Conae) – Etapa Municipal, que, neste ano, debaterá o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Realizada a cada quatro anos a Conferência Nacional de Educação possui caráter deliberativo, tendo como premissa a realização do monitoramento, avaliação e análise da efetiva implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), objetivando a construção de um espaço de formação mais democrático, aberto e articulado entre o poder público e sociedade, promovendo o desenvolvimento da Educação Nacional, e atuando em beneficio da comunicação e mobilização social, reunindo indivíduos dispostos a colaborar com o debate educacional e contribuir para a construção da Política Nacional de Educação.

O evento acontece em três etapas, compreendendo as esferas municipais, estaduais e nacionais, sendo que cada etapa complementa a outra. Através da etapa municipal, realizada nesta quarta-feira (27), devem-se compreender os documentos que fazem parte da base das mudanças propostas para a educação.

Esses documentos bases se dividem em eixos, que são:

EIXO 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas

EIXO 2. Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação

EIXO 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção

Cada eixo propõem subitens, cada qual com uma proposta própria.

As conferências são uma oportunidade para se revisitar os Planos Municipais e Estaduais de Educação e nas plenárias serão revisados os eixos, havendo apresentação, debate e votação de emendas. Concluído este estágio, as propostas aprovadas serão incluídas no documento referência e assim Ariranha estará participando ativamente em um espaço de notável interesse para a educação, uma vez que se possibilita uma reflexão maior a respeito de questões pertinentes relacionadas a ela.