Alunas do curso de Preparo de Pizzas recebem certificados de conclusão

19 de Abril de 2022

Um total de catorze alunas receberam na última segunda-feira (18), o certificado de conclusão do curso de Preparo de Pizzas, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Senac/PR. Com início no dia 12/04, o curso contou com uma carga horária de 40 horas, nas quais os temas das aulas transitaram entre conhecimentos teóricos e práticos, abordando a higiene, sustentabilidade, relacionada ao aproveitamento quase total do alimento, e também o esclarecimento de tópicos importantes, conscientizando as alunas sobre a importância das boas condutas no ambiente da cozinha, bem como na condução do preparo das massas, molhos e manuseio correto dos alimentos, concluindo as aulas com um verdadeiro rodízio de pizzas dos mais variados tipos e sabores.

Rosa Boiko tem 59 anos, é aposentada e pretende usar o conhecimento adquirido para sua família, “gostei muito do curso, aprendi muitas coisas que irão melhorar meu desempenho na cozinha, como o passo a passo no preparo das massas doces e salgadas, preparo dos molhos e recheios, uso adequado dos alimentos e melhor aproveitamento, conhecimento esse que posso usar na minha casa, cozinhando para minha família. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos que trouxeram esse curso para Ariranha, principalmente a Secretária Silene de Oliveira Derneis, que colaborou e esteve presente durante todo o período que se sucederam as aulas, ao Prefeito Thiago Epifânio da Silva que busca sempre estimular a capacitação e qualificar os cidadãos, a Romilda Rodrigues de Lima que auxiliou trazendo o curso, e ao Professor Lucas Beltrame, pela paciência com a turma e na qualidade das aulas, espero que tenhamos mais cursos como este posteriormente”, declara Rosa.

O curso ministrado pelo Professor de Gastronomia Lucas Beltrame teve por objetivo formar pessoas capacitadas e competentes, aptos a atuarem na área gastronômica. “Consegui observar durante as aulas o interesse genuíno da turma nos conteúdos, estavam sempre atentos as dicas que eram passadas, levantando questionamentos pertinentes sobre os processos ensinados, como a conservação dos alimentos por exemplo, ou substituições de um item por outro. A partir da conquista do certificado as alunas poderão colocar em prática o que foi passado na cozinha pedagógica preparando pizzas para vender em casa ou até mesmo abrir o próprio comércio voltado para esse segmento’, afirma Lucas.

O laboratório utilizado foi elaborado especialmente para o curso e suas necessidades, e contou com instalações e equipamentos necessários para a as atividades propostas, simulando um ambiente cotidiano de cozinha trazendo para o aluno uma realidade mais próxima possível do mercado de trabalho.