04 de Abril de 2022

“Respeitável público, o espetáculo vai começar!” Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF e CMEI realizam atividades em comemoração ao dia do circo

Atividades buscaram incentivar os alunos a conhecerem mais sobre o mundo circense, promovendo a expressão artística, o teatro, diversão e conhecimento

O Dia Nacional do Circo, comemorado no último domingo (27), foi mais do que uma homenagem à arte circense, foi uma comemoração à liberdade concedida após dois anos de muita resistência a quarentena forçada imposta pelo vírus da covid-19. As brincadeira e tarefas relacionados ao dia colocaram no rosto de alunos, professores e funcionários da Escola Demétrio Verenka e CMEI Pingo de Gente um sorriso, tornando-se um simbolo na esperança por dias melhores.

A alegria e diversão estiveram presentes durante toda a semana que envolveu a data na Escola Demétrio Verenka, que procurou desenvolver várias atividades. Os pátios se transformaram em picadilhos, e os professores em palhaços, personagem mais popular da tradição, que receberam seus alunos com músicas e danças alusivas à data, promovendo uma imersão maior e possibilitando estimular as capacidades artísticas das crianças, incentivando-os a ter apreço pela diversidade, respeito pela cultura circense e estimulando o humor sadio.

As atividades buscaram também o desenvolvimento, socialização e integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua, bem como o desenvolvimento da coordenação motora ampla nas atividades recreativas e promovendo atitudes de confiança. No infantil 5 A e 5 B, através da professora Nilviane os alunos realizaram suas atividades em sala de aula, desenvolvendo inúmeras tarefas voltadas ao mundo mágico do circo.

A diversão se sucedeu com a experiência de novos sabores, no decorrer das comemorações a equipe da escola prepararam algodão doce para os alunos que se deleitaram com o sabor e maciez desse doce tradicional nos circos, tornando a data ainda mais agradável e memorável.

No CMEI a data foi marcada com brincadeiras e aprendizado, na ocasião os alunos prepararam desenhos e se caracterizaram através de pinturas faciais de palhacinhos.

De forma eclética, cada unidade fez a sua comemoração. Música, dança, pinturas e adereços, como nariz e chapéu de palhaço, foram utilizados para contar a história do circo. “As atividades contribuíram para a formação cultural, promovendo interação entre os educandos e educadores, além de proporcionar o desenvolvimento da expressão corporal, criatividade e cooperação”, afirma Fabiana Onesko pedagoga da Escola Demétrio Verenka EIEF.

A Diretora da Escola Demétrio Verenka EIEF Joyce Gonçalves Mattos também expressou seus agradecimento à equipe, “gostaria de agradecer a todos pela dedicação e empenho colocado nas atividades que se sucederam no Dia Nacional do Circo, acompanhei o esforço de todos envolvidos, e só posso agradecer por fazer parte desta equipe”, declara.