Escola Municipal Demétrio Verenka - EIEF – promove conscientização ao Dia Mundial da Água

22 de Março de 2022

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico e social, uma vez que todos os setores da atividade humana necessitam dela

Visando conscientizar e educar as crianças sobre a importância da conservação e uso correto da água, a Escola Municipal Demétrio Verenka - EIEF - realizou nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, no período da manhã, uma série de apresentações de dança com os alunos, além da confecção de inúmeros cartazes tendo como tema principal a água e sua importância, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais em nosso planeta, além de estar presente em nosso corpo, sendo fundamental para que o organismo trabalhe de forma correta e equilibrada. As apresentações foram acompanhadas por músicas referentes à água, e ao final todos os alunos foram recompensados com um potinho com gelatina azul, fazendo alusão a esse elemento tão essencial.

Já no período da tarde os alunos participaram de uma palestra conduzida pelo Técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) de Nova Tebas, Marcos Antonio de Freitas, o qual explicou e orientou as crianças sobre inúmeros aspectos relacionados à água, e a importância da preservação das nascentes, uma vez que elas são uma fonte contínua de água própria para consumo, sendo um local precioso, alimentando rios e lagos. “Existem muitas pessoas trabalhando para que as nascentes recebam o devido cuidado, entretanto, nos últimos anos foram observadas inúmeras propriedades adotando ações altamente prejudiciais, como o soterramento das nascentes e nascentes desprotegidas, além de cidades despejando seus lixos e esgoto em rios, então há muito trabalho a ser feito, e a conscientização das novas gerações é um importante aspecto desse trabalho, trazendo conhecimento desde a base para que no futuro essas crianças se tornem adultos responsáveis, e tenham o conhecimento necessário para cuidar da água”, declara Marcos.

A falta de água representa uma ameaça para nossa sobrevivência, posto que ela é fonte de vida. Estamos habituados à presença de água na medida que só nos damos falta dela quando acaba.