Prefeitura envia à Câmara Municipal projeto de lei que propõem transporte coletivo gratuito; entenda como funciona

21 de Março de 2022

Transporte público ajuda a garantir que as pessoas possam alcançar os destinos diários, como empregos, escolas e instalações de saúde

Viabilizar transporte gratuito a todos os passageiros pode solucionar problemas sociais e de mobilidade urbana. Pensando nestas soluções, o poder executivo projetou uma proposta de lei para ser encaminhada à Câmara Municipal de Ariranha do Ivaí, prevendo o uso gratuito de ônibus por parte da população. A lei entra em vigor a partir do momento de sua publicação, passando pela Câmara Municipal para avaliação dos vereadores.

Como o município custeará as passagens gratuitas e a manutenção do ônibus?

As passagens serão pagas mediante a recurso livre, direcionado exclusivamente para o propósito da lei, de oferecer transporte gratuito de qualidade. Já a manutenção dos veículos será financiada por meio das publicidades coladas no ônibus, tanto externa quanto internamente. Todas as inserções feitas por esse tipo de propaganda ou de qualquer outro tipo, serão usados para amenizar os valores da manutenção, possibilitando que o projeto se mantenha vivo por muito tempo.

Qual será o trajeto, e quantos ônibus serão disponibilizado?

O itinerário deve ser definido após aprovação do ato administrativo competente, buscando promover as linhas em pontos estratégicos, através de análise estatística de tráfego e elementos econômicos. Até o momento um ônibus contendo todo o equipamento fundamental para o transporte está sendo providenciado.

O acesso a um transporte público de qualidade é uma necessidade básica da população. Além de ser uma maneira de permitir o acesso de todos os habitantes a todos os espaços, trazendo um impacto positivo na vida dos cidadãos.